Empilhadeira manual

Empilhadeira manualComprar empilhadeira manualEmpilhadeiras manuais
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

SAIBA MAIS SOBRE A EMPILHADEIRA MANUAL E SUAS VANTAGENS

Pense em um grande galpão com estruturas que lembram grandes estantes formadas por várias prateleiras que possuem como principal função armazenar mercadorias. Dependendo da altura dessas prateleiras e do peso das cargas que devem ser transportadas e armazenadas, não é possível realizar o trabalho apenas utilizando força humana.

Toda empresa que conta com grandes estoques e armazenamento de mercadorias deve levar em conta e preocupar-se com uma logística que atenda eficientemente os processos de produção, transporte, armazenamento e distribuição de seus produtos. Para facilitar essas etapas, existem diversas ferramentas e equipamentos destinados à fins variados e que colaboram na otimização de atividades e, sobretudo, de tempo.

As empilhadeiras, entre elas a empilhadeira manual, são equipamentos projetados para manusear cargas e mercadorias dispostas em pallets, tornando possível a elevação delas para que sejam carregadas e descarregadas de locais como caminhões e prateleiras de estoques e centros de distribuição, por exemplo.

As máquinas deste tipo facilitam trabalhos e ampliam, portanto, a produtividade no ambiente em que são utilizadas pois, ao utilizar a empilhadeira, é possível movimentar grandes cargas de uma só vez e organizá-las nos devidos lugares, com simplicidade, eficiência e agilidade. A ajuda das empilhadeiras, entre elas a empilhadeira manual, colabora, ainda, para que exista economia de espaço nos locais de armazenamento de produtos e, portanto, economia de gastos, visto que áreas maiores de galpões, por exemplo, custam mais caro do que áreas mais compactas.

EMPILHADEIRA MANUAL

O termo empilhadeira manual é empregado para os maquinários do tipo empilhadeiras que são movidos à força humana, ou seja, seu funcionamento necessita de força física. Através de um sistema com roldanas e mecanismos hidráulicos, a empilhadeira manual realiza o transporte de cargas, sem possuir motor elétrico ou à combustão.

O sistema de forças da empilhadeira manual é o sistema de roldanas. As roldanas colaboram para que a força necessária para erguer a carga seja distribuída, facilitando muito mais a atividade pois, caso ela fosse realizada apenas por força humana, poderia não ser possível de ser feita.

A empilhadeira manual possui uma manivela que possui ligação direta com o sistema de roldanas. Ao ser acionada, as roldanas se movimentam e conseguem, então, realizar a elevação da carga. Quanto maior o número de roldanas na empilhadeira manual, menor o esforço necessário para conseguir completar a atividade.

Outros componentes que constituem uma empilhadeira manual são as rodas e o garfo. As rodas estão localizadas em pares na parte dianteira e traseira do maquinário. Elas colaboram para que a empilhadeira possa ser movimentada e também para que a movimentação da carga seja realizada com eficiência.

O garfo da empilhadeira manual, por sua vez, é a parte que é acoplada nos pallets para realizar sua movimentação. A altura que o garfo consegue alcançar varia conforme o modelo do equipamento, além de sua capacidade de carga.

VANTAGENS

A utilização de empilhadeiras, independente de se escolher uma empilhadeira manual ou de outro tipo, promove diversos benefícios para os processos realizados nos galpões, centros de distribuição e outros locais que envolvam transporte, movimentação e armazenamento de cargas. Alguns dos benefícios que podem ser citados são:

PRECISÃO NA ORGANIZAÇÃO

Esta é uma característica importante e uma das maiores vantagens dessas máquinas. Elas são capazes de organizar as cargas da forma em que se faz necessário de acordo com o espaço de estoque, sem danificar ou violar as mercadorias, ponto bastante importante.

EFICIÊNCIA NOS PROCESSOS

Esses equipamentos conseguem aumentar a eficiência nos processos relativos a movimentação, ao transporte e a estocagem das cargas, além de promover mais organização para o local em que serão guardadas, seja um ambiente aberto ou fechado.

AJUDAM EM LOCAIS DE TRABALHO ESPECÍFICOS

Existem alguns tipos de modelos de empilhadeiras que foram projetadas especialmente para ambientes de trabalho que possuem temperaturas mais baixas, como em frigoríficos e câmaras frias, geralmente utilizadas para armazenar produtos e mercadorias que precisam deste tipo de clima.

Nestes locais, a legislação que rege melhores condições de trabalho exige que os indivíduos que realizam suas atividades em lugares que possuem essas condições devem fazer pausas de cerca de 30 minutos em temperatura ambiente, para que problemas de saúde sejam evitados. Se as máquinas empilhadeiras específicas para esse fim forem utilizadas, esse tempo de pausa não mais será necessário, o que acaba colaborando para aumentar, ainda mais, a produtividade e agilidade para exercer atividades ligadas à estes ambientes.

VANTAGENS DA EMPILHADEIRA MANUAL

Apesar de precisar de esforço físico para que seu funcionamento aconteça, a empilhadeira manual, além de promover os benefícios já citados acima, também apresenta uma série de vantagens relativas ao seu funcionamento, como:

FÁCIL OPERAÇÃO

Como não possui funcionamento complicado, o operador responsável por operar a empilhadeira manual não precisa passar por treinamentos específicos para conseguir realizar suas atividades. Com apenas alguns minutos de explicação já é possível compreender o funcionamento do maquinário e começar a realizar os trabalhos referentes à ele.

A lei 6514, portaria 3214 NR 11, regulamenta que qualquer trabalhador que opera atividades com máquinas de tração própria deve possuir um determinado treinamento para ter conhecimento para realizar o serviço. Este treinamento, no entanto, não se refere aos funcionários que operam a empilhadeira manual, que funcionam por meio de força humana.

EQUIPAMENTO ECOLÓGICO

Como a empilhadeira manual não possui funcionamento por meio de energia elétrica e nem de motores à combustão, seu funcionamento não emite fumaça e, portanto, poluentes. Esse fator faz com que o maquinário esteja entre os equipamentos ecologicamente corretos. O fato da não-emissão colabora, ainda, para que a empilhadeira elétrica possa funcionar tanto em locais fechados quanto em locais abertos, a curto ou a longo prazo.

BOM CUSTO BENEFÍCIO

Por se tratar de um equipamento com funcionamento mais simplificado, sem a existência de motores, o custo de compra de empilhadeira é inferior em relação aos outros tipos. Além disso, como não utiliza nenhuma fonte de energia, a empilhadeira manual não apresenta gastos relacionados ao seu funcionamento ao longo do tempo, apenas custos ligados à manutenção.

OUTROS TIPOS DE EMPILHADEIRAS

Além da empilhadeira manual, existem outros tipos de empilhadeiras que funcionam movidas por diferentes tipos de energia, fator este que as classifica em manuais, elétricas e à combustão. Apesar de todas exercem basicamente as mesmas funções (transporte e locomoção de mercadorias), cada tipo de maquinario possui determinadas especificidades.

Á combustão

Podem ser movidas à gás, a diesel, ou a gasolina, que são espécies de subcategorias deste tipo de empilhadeira. Geralmente são utilizados em locais maiores e abertos, como portos e docas, por exemplo.

Gás liquefeito: essas máquinas apresentam uma característica que se sobressai em relação aos manuais e elétricos, que é sua alta capacidade de carga. Outro ponto positivo é a economia relacionada ao consumo do gás, mas esse ponto acaba sendo compensado nos altos custos de manutenção que o maquinario possui. A empilhadeira a gás não é indicada para locais fechados, visto que sua utilização produz gases prejudiciais à saúde das pessoas presentes no mesmo ambiente que a máquina.

Gasolina e diesel: esses modelos apresentam alta capacidade para suportar cargas grandes. O modelo à diesel, mais precisamente, tem seu funcionamento mais econômico se comparado aos modelos movidos a gasolina, devido a diferença de valores entre os combustíveis.

Elétrica

O modelo elétrico possui uma bateria que armazena a energia elétrica para que possa realizar as atividades. Como funciona utilizando este tipo de energia, não emite gases poluentes e também não produz tanto ruído quanto os outros tipos de empilhadeiras, pontos que são considerados vantagens. A não emissão de gases poluentes, além de colaborar para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente, também confere ao modelo a versatilidade de poder ser utilizado em qualquer ambiente, seja ele interno ou externo.

Portuárias

Trata-se de um tipo bastante específico de empilhadeira, com uma capacidade de carga extremamente alta. Devido essa características, são utilizadas em portos, para realizar, otimizar e agilizar processos relacionados à carga e descarga dos navios e transportar grandes containers. Se comparada à empilhadeira manual ou qualquer outro tipo, este maquinario apresenta capacidade muito superior, pois consegue carregar e movimentar toneladas de mercadorias de uma só vez.

AJUDA PROFISSIONAL

Caso não seja possível realizar a compra de uma empilhadeira manual ou qualquer outro tipo desse maquinário, pode-se buscar empresas que disponibilizam máquinas para a locação. Existem, na internet, diversas opções de estabelecimentos que atuam neste ramo, oferecendo boas opções de máquinas. Dessa forma, você consegue aproveitar os benefícios que o equipamento promove nos processos, sem ter que arcar com manutenções periódicas ou desembolsar grandes valores para compra.

Para alugar ou comprar uma empilhadeira manual indica-se buscar ajuda de profissionais da área, a fim de realizar uma melhor escolha em relação às atividades e as cargas que serão transportadas pelo equipamento. Além desses fatores, existem alguns outros que devem ser apontado no momento de compra ou aluguel de uma máquina como essa.

FATORES A SEREM ANALISADOS PARA ALUGAR OU COMPRAR UMA EMPILHADEIRA

Devido o grande número de tipos e modelos de empilhadeiras disponíveis no mercado, cada um com determinadas especificidades, conseguir decidir qual a melhor opção para as atividades que precisam ser realizadas pode não ser uma tarefa fácil. Como se tratam de equipamentos com custo relativamente alto, é importante que a decisão, antes de ser tomada, seja pensada em relação a alguns fatores, como por exemplo:

Onde a empilhadeira será utilizada? Este fator possui extrema importância, visto que existem determinadas opções que, por causa da fonte de energia em que utilizam, precisam ser utilizadas, obrigatoriamente, em locais abertos, pois emitem gases poluentes e nocivos à saúde, podendo acarretar em problemas indesejados para os funcionários.

Além disso, os modelos que possuem funcionamento por motores a combustão, especialmente, costumam provocar altos ruídos enquanto realizam suas atividades, fato que também pode interferir na utilização desses equipamentos em ambientes muito fechados.

Qual tipo de carga será transportada? A mercadoria que será transportada pelo maquinário também é um fator que interfere no momento de escolha de compra ou aluguel do equipamento. Isso porque existem alguns tipos de empilhadeiras com estrutura e funcionamento que costumam ser indicadas para transportar cargas mais frágeis, e outros tipos de modelos que suportam produtos com maiores dimensões e pesos.

Onde será utilizada? Além das dimensões do galpão e dos corredores, também é importante analisar as condições como o piso do local e se trata-se de um ambiente totalmente fechado ou aberto. Isso porque, caso o chão possua buracos, emendas ou algum tipo de falhas, existem tipos de empilhadeiras que podem ter mais problemas para locomover-se. Se o piso for mais liso, plano, ou seja, regular, a maioria dos modelos costuma funcionar bem.

No que se refere ao ambiente fechado ou aberto, a explicação é que existem modelos que possuem maiores níveis de emissão de gases poluentes, como os à combustão, por exemplo. Por isso, o uso deles é mais indicado em ambientes abertos, evitando que os funcionários se intoxiquem ou desenvolvam problemas respiratórios. Outro ponto em relação à esse fator do local é a quantidade de ruído que algumas máquinas produzem.

Como é a estrutura do estoque ou galpão? Dependendo da estrutura disponível no local em que serão transportadas e armazenadas, o tipo de máquina a ser escolhido também deve ser analisado. Caso o galpão, estoque ou centro de armazenamento possua menores dimensões e, portanto, corredores mais estreitos, deve-se verificar se a empilhadeira possui tamanho suficiente para passar por entre eles. Existem equipamentos que são maiores e, outros, menores. Outro ponto a ser analisado é qual a altura que o maquinário alcança, pois existem tipo que possuem mais capacidade de elevação e, outros, menos.

Qual valor tenho disponível para investir periodicamente? Como se tratam de máquinas, deve-se ter consciência de que devem passar por manutenções preventivas periódicas. Essas manutenções devem ser realizadas por boas empresas e profissionais, pois elas colaboram para que as empilhadeiras, entre elas a empilhadeira manual, tenham vida útil mais longa.

A maioria das manutenções envolvem gastos relacionados à troca de filtros, óleo e peças que estejam precisando ser renovadas. Por isso, pense bem sobre os valores que terá disponível para arcar com esses gastos em determinados espaços de tempo. Caso o orçamento não seja exatamente fixo ou não consiga suprir as possíveis necessidades, uma boa saída é optar pelo aluguel de uma máquina deste tipo.


produtos e serviços relacionados

  • Empilhadeira manual elétrica

    Empilhadeira manual elétrica

    Características:A Empilhadeira manual elétrica é um equipamento que foi especialmente projetado para o manuseio de cargas paletizadas em geral.Com o equipamento é po...

  • Empilhadeira a combustão

    Empilhadeira a combustão

    Empilhadeira a combustão com as seguintes características e vantagens:Operador a bordo sentado;Transmissão Powershift...

  • Empilhadeira a gás

    Empilhadeira a gás

    Confira abaixo as especificações da Empilhadeira a gás disponível nas empresas, experiente neste segmento e que trabalha com outros modelos de empilhadeiras...

Regiões onde a Aluguel Empilhadeira atende Empilhadeira manual:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Aluguel Empilhadeira atende Empilhadeira manual:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe